Seu elemento básico é o tópico, nó que representa um conceito ou um elemento, que se relaciona com outros tópicos por meio de associações. O tópico também pode estar relacionado a ocorrências, recursos externos ao topic map. As características de um tópico são contextualizadas por meio do elemento escopo.
O topic map tem por função organizar conjuntos de recursos de informação por meio de uma ontologia. A separação entre essas duas dimensões (ontologia e recursos) permite o intercâmbio entre diversos topic maps e seu uso em vários repositórios."
Fonte (Wikipédia, a enciclopédia livre.)Para ler na íntegra clique aqui
O conceito de topic maps teve origem nos índices dos livros e já está sendo usado como mecanismo de busca, segue alguns exemplos:
Taggalaxy - Faz busca no Flickr
Marvel Universe Comics - Busca nos personagens da Marvel
Morcego 3D Network browser - projeto do IME/USP
Visual Thesaurus
Para entender o conceito, tem o Trabalho de Conclusão de Curso do Emerson Kamiya da ECA/USP - "Topic maps como instrumentos de representação e recuperação da informação"
"Post do Post"
Para entender a relação de topic maps com outras ferramentas de recuperacao de informação e como ele pode ser usado em Arquitetura de Informação, tem o texto Metadata? Thesauri? Taxonomies? Topic Maps! , é de 2004, mas explica o que é metadados, taxonomia, tesauros e topic maps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário